DCVFF
DFD

sexta-feira, janeiro 15

EDIÇÕES ANTERIORES


Terça feira, 04/08 - 11:43

Colágeno e gelatina

Falar sobre a gelatina e colágeno requer cuidado.

As gelatinas Royal e outras marcas, que normalmente as mães preparam em taças para seus filhos não está na mesma quantidade que é utilizada em suplementos. As gelatinas de sobremesa contém pouquíssima proteína, principalmente no preparado, uma vez que a mesma, também, está diluida. Não há problema em consumí-la. Não há risco algum para a saúde.

No entanto, a quantidade de gelatina e/ou colágeno nos suplementos é similar a quantidade dessa proteína que, segundo os estudos, podem contribuir para a formação de pedras nos rins , consumindo 5 a 10g/dia, regularmente.

Outro engano é acreditar que o colágeno obtido da alimentação é incorporado ao colágeno da pele. O corpo não reconhece fragmentos de colágeno de fonte externa. A explicação para isto exige do profissional conhecimento do processo de síntese do colágeno no corpo, o que envolve biologia molecular e bioquímica. E como o assunto é um pouco complexo, não convém explicar aqui. Aos que tiverem curiosidade podem me escrever que eu explico.

Além disso, tanto a gelatina quanto o colágeno não são proteínas de boa qualidade. A proteína encontrada em ovos, carnes, soja e leite deixa a gelatina no chinelo.

Grande abraço!
LF