DCVFF
DFD

terça-feira, maio 26

VITAMINA C: Suplementar ou não?

Sábado, 19/09/09 16:52

atualizado 01/06/2011 Energil C, Cebion, e muitos outros que são vendidos nas farmácias são uma das fontes mais baratas de vitamina C que existe e mesmo assim perdem para a danada da acerola . Como assim?

Pegue uma pastilha efervescente de um desses suplementos, divida em 11 partes. Agora separe com cuidado uma dessas partes, dissolva e beba. Pronto. Você acabou de ingerir a quantidade diária de vitamina C recomendada pelo Organização Mundial da Saúde: 90 mg.

Não acreditou, vamos às contas:
Suponhamos que um medicamento de vitamina C custe 10 reais. Já que a proporção é de 10 pastilhas para cada tubo, então cada uma sai por 1 real. Agora divida 1 real por 11 = 09 centavos. Considerando que a acerola da foto custe em média 6 centavos, a pastilha ainda continua mais barata. Mas qual será o doido que partirá uma pastilha em 11 partes antes de tomar? OK. Se você não quiser a pastilha, duas acerolas também lhe fornecem 90 mg.

Mas vale a pena suplementar? Até onde se sabe, NÃO! Dose elevada de Vitamina C dá energia a ninguém e nunca foi comprovado a sua eficácia em combater gripes e resfriados. O Dráuzio Varela, inclusive, já disse isso várias vezes em rede nacional. Em suma, se o teu médico ou nutricionista lhe receitar, peça explicações e repare bem a cara que ele vai fazer.

Fique esperto, pois "malandro é malandro, e mané é mané."




o PRÓXIMO ASSUNTO está em aberto e você pode sugerir me escrevendo: nutricaoeciencia@yahoo.com.br



Aguardo a sua sugestão!

LF