DCVFF
DFD

quarta-feira, fevereiro 25

Muita proteína aumenta massa muscular?

03.03.09


Não! A proteína é apenas uma ponta do iceberg. Se fosse fácil assim, personagens como o incrível Hulk, não se restringiriam apenas aos fimes e histórias em quadrinhos.
A idéia de que a proteína fosse o principal fator para o ganho de músculo, foi baseada num teoria absurda, ultrapassada, que já deve fazer aniversário de 120 anos. Quem comentar isso com você, faça uma cara bem feia, pois ele está 120 anos atrasado!

Aumento de massa muscular (hipertrofia e hiperplasia) é um assunto extenso, que envolve muita bioquímica, fisiologia endócrina e biologia molecular, que eu só consigo abordar quando me pedem nos cursos.
Costumo dizer que antes mesmo de se apostar em proteínas e outros suplementos, vale muita apena investigar as condições hormonais, mas com um checkup apurado. Dar importância apenas aos homônios tireoidianos T3 e T4, como fazem muitos médicos, é um erro grosseiro.

Mas adianto - a Organização Mundial de Saúde e o American College Sport Medicine recomendam 0.8g de proteína por Kg para praticantes de atividade física recreativa e, quantidades de 1.8g à 2g/Kg para atletas dependendo da modalidade que é feita. Mesmo assim, a melhor alternativa é procurar um bom nutricionista para avaliação nutricional adequada.
Depois eu volto a escrever mais sobre esse assunto.