DCVFF
DFD

segunda-feira, junho 1

VIitamina D. D de Deixada de lado...

03/11/09
Recebi um email sugerindo que eu falasse da esquecida vitamina D. Quando li, estranhei a expressão "esquecida" e fui verificar se havia estudo apontando se este termo fazia realmente sentido. Encontrava alguns estudos internacionais, mas eu queria na verdade um dado de prevalência nacional...E encontrei! Encontrei um único estudo, inédito, premiado, tema de tese de doutorado desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

O título da tese foi "Prevalência de insuficiência de Vitamina D em adolescentes saudáveis", por Bárbara Peters. Segundo o estudo, a quantidade de vitamina D numa amostragem de adolescentes da cidade de SP, 62% deles tinham insuficiência da vitamina. Acredita-se que adultos também tenham o mesmo problema. Barbará ressaltou no estudo que cerca de 90% da absorção da vitamina D se dá pela exposição ao sol e os outros 10% se dão pela ingestão de alimentos. Eu fiquei na dúvida sobre este dado e prometo a vocês debater sobre isso numa próxima oportunidade. E a autora sugeriu por meio de observações que o brasileiro pode nao se expor ao sol como deveria. Vale ressaltar que isso não justifica se torrar na praia, mas sim aproveitar mais o sol de final de tarde e início da manhã. 10 minutos já está de bom tamanho!

Quem dá aquela corridinha na praia no fim da tarde como esses dois ai, está se dando bem, pois vitamina D não serve apenas para a saúde óssea, além de outras funções, há dados indicando influência positiva na secreção de insulina...

...agora me dê licença que está na hora da minha rápida corrida..., mas na esteira, trancafiado numa academia, infelizmente!

T+ LF

PRÓXIMO ASSUNTO: RAÇÃO HUMANA