DCVFF
DFD

quarta-feira, março 18

leitor questiona: Bebidas Energéticas na academia realmente vale a pena?

16.03.09

atualizado 01/06/2011
É legal sim. Mas em certos casos é dinheiro jogado fora.

Vou explicar e vocês vão entender o porquê este macaco pensa tanto...

O consumo de bebidas energéticas (carboidratos - CHO) por frequentadores de academias é mais indicado quando o indivíduo não repõe as reservas de carboidrato muscular e hepática corretamente. Portanto, o consumo dessas bebidas favorece também as células musculares esqueléticas, que durante e após o exercício, captam mais glicose da corrente sanguínea (CHO), poupando as suas reservas de glicose na forma de glicogênio hepático e muscular.

Bebidas estimulantes não podem ser consideradas energéticas se não apresentarem carboidratos em concentração adequada. Mas cuidado, o excesso de estimulantes faz mal a saúde.

No caso das bebidas eletrolíticas, que repõem os sais minerais e facilitam absorção de glicose, geralmente não são essenciais para praticantes de exercício amadores. Essas bebidas foram formuladas para um público que durante o exercício aeróbico, devido a alta intensidade e tempo de treino, perdem quantidades significativas de alguns sais pelo o suor, como o potássio e sódio. Essas bebidas foram elaboradas também para facilitar a absorção de glicose pela presença de sódio na solução. Este último fator, é essencial para qualquer bebida contendo carboidrato, independente de resposição eletrolítica. O American College Sport Medicine, recomenda o consumo bebidas repositoras de eletrólitos quando o exercício aeróbico tiver a duração de pelo menos 3-4h com intensidade moderada e ou alta.

Mas sempre aparece alguém do contra, um maluco-beleza, aquele cara esperto que nunca se questiona, que acaba se entupindo de banana antes de malhar. Não satisfeitos, muitos ainda levam para a academia.

Procure um nutricionista e avalie a sua necessidade nutricional.